O aniversário das crianças é uma das datas mais esperadas do ano. Não só por elas, mas também pelos pais, que precisam levar em conta uma série de considerações para organizar e realizar a tão esperada festinha de aniversário. Neste artigo, vamos dar 7 dicas importantes do por quê se preparar e como planejar uma festa infantil inesquecível.

1. Delimite um orçamento  

O começo de tudo para saber como planejar uma festa infantil é levar em conta o quanto você pode gastar com uma. Delimite um orçamento que se encaixe confortavelmente com o seu padrão de vida, não dando margens para possíveis dívidas ou contratempos financeiros no seu dia a dia.

A ideia é que, seja a curto ou longo prazo, você não sacrifique seus rendimentos familiares e os compromissos assumidos em função apenas de querer realizar a festa dos sonhos para a criança. Assim, analise a quantidade de dinheiro para cada item que você quer que a sua festa tenha.  

Isso inclui o local de realização (em caso de aluguel do espaço), a quantidade e a qualidade das comidas e bebidas, o total de convidados esperados (crianças e adultos), a decoração do tema escolhido (se feita manualmente ou contratada), as lembrancinhas, as opções de entretenimento e assim por diante.

2. Escolha uma data

Assim que definir o orçamento, chegou a hora de uma nova preocupação. Nada muito preocupante, mas igualmente importante e que vai decidir exatamente quando a festinha da criança será realizada. Estamos falando da escolha da data da comemoração.

Pode parecer algo um tanto banal, mas definir a data de realização de uma festa também é um dos primeiros passos de como planejar uma festa infantil com êxito. Afinal, esse é o tempo que você vai usar para organizar todo o restante das outras coisas que precisa levar em conta para realizar a festa infantil dos seus sonhos.

Escolha uma data que dê margem e uma certa folga para você conseguir se organizar, fazer contatos, sair para comprar e encomendar produtos. Além de potencialmente querer contratar com terceiros o que for preciso para conseguir realizar a comemoração sem surpresas inesperadas.

convidados de festa infantil

3. Faça a lista de convidados

Uma das principais etapas para ter sucesso em como planejar uma festa infantil é fazer a listagem dos convidados. É a partir da relação de quantas pessoas se espera para a celebração que se passa a ter uma noção do espaço que vai precisar para recebê-las e a quantidade de comida e bebida.

Leve em consideração a quantidade de crianças e de adultos, pensando também nos parentescos próximos relacionadas a estes mesmos convidados É assim que terá uma visão mais exata de quanto precisará investir para ter uma área que acomode todos confortavelmente e petiscos e bebidas variadas, que atenda ao máximo de gostos possíveis.

Defina uma lista de prioridade, partindo daquelas pessoas que não podem faltar de jeito nenhum, como familiares e amigos mais próximos do aniversariante. Após esse processo, foque nos acompanhantes e nas pessoas indiretamente envolvidas com as que são prioridade, chegando a um número aproximado do total de convidados.

Durante esse processo, é sempre recomendado pedir uma confirmação de presença dos convidados. E com certa antecedência ao dia de realização da festa. Assim, você tem tempo hábil para incluir ou retirar itens supérfluos, dosar as quantidades de aperitivos e bebidas e, por fim, dimensionar a necessidade de um espaço amplo para todos.  

4. Defina o lugar

Tão importante como a data, definir um local de realização de uma festa para crianças é fundamental. Com isso em mente, você consegue visualizar a grandeza do evento, a estrutura mobiliária, a quantidade de pessoas que cabem no local e ter ideias de decoração que aproveitem o espaço disponível.

Esse lugar pode ser o cômodo de uma casa, um parquinho temático, um salão de festas de um condomínio ou, ainda, um espaço alugado de uma casa de festas infantis personalizadas. A diferença entre eles fica no espaço de realização da celebração, o investimento para acomodação e gastos relacionados e o profissionalismo de um serviço especializado.

Além disso, é indicado pensar na facilidade dos convidados chegarem até o local da festa. Sendo assim, é recomendado que o lugar seja acessível por várias rotas. E que também esteja a uma distância próxima dos locais de origem dos convidados para que não precisem gastar tempo em demasiado no deslocamento. Quanto mais perto e menos demorado, melhor.

5. Calcule a quantidade dos comes e bebes

Agora que já sabe quantos convidados devem ir na festa infantil que você está organizando, chegou a hora de fazer o segundo cálculo mais importante de todo o planejamento. O orçamento é o primeiro. Mas a quantidade de comida e de bebida para a comemoração é primordial para o êxito do processo.

O princípio de tudo é você saber quantos adultos e crianças estarão presentes. Assim, você precisa se atentar a uma proporção de comidas e bebidas para ambos os grupos. Obviamente, os adultos consomem bem mais do que os pequeninos, além de costumeiramente tomarem bebidas alcoólicas. Já as crianças se apegam mais aos refrigerantes e sucos, além dos doces sortidos (pipoca, balas, chicletes e pirulitos) que todo aniversário tem.

Colocando em números, tente prever as necessidades dos adultos e das crianças. Por exemplo, considere entre 6 e 12 salgadinhos por pessoa adulta e entre 3 e 8 por criança. Nos docinhos especiais, calcule entre 3 e 6 para os adultos e entre 2 e 4 por as crianças. Normalmente, o consumo em festas infantis de salgadinhos é consideravelmente maior do que a de docinhos.

Outra gostosura que costuma ter em aniversários infantis são os cachorros-quentes. A combinação deliciosa de pãezinhos com salsicha e molho sempre acaba agradando os convidados. Nossa sugestão é calcular entre 2 e 4 cachorros-quentes por adulto entre 1 e 3 por criança. Como ainda existem as outras opções de alimentos, essa quantidade não precisa ser tão alta.

Fora isso, ainda tem o bolo, um item indispensável em qualquer tipo de aniversário. Antes de tudo, consulte a opinião da criança pela preferência do sabor. Afinal, a comemoração é para ela e é importante que ela aprecie o gosto do bolo da própria festa. Quanto à quantidade, considere uma fatia média de 80g para um adulto e uma menor de 50g para uma criança.

temas para festas infantis

6. Escolha o tema

Escolher o tema é uma outra etapa primordial de planejar e organizar uma festinha para crianças. Afinal, é o próprio tema que vai definir o visual geral e as opções de enfeites, lembrancinhas, itens de decoração e uma variedade de personagens que a celebração vai ter.

Algumas considerações que você precisa fazer para escolher o tema mais apropriado são levar a opinião da criança a sério, a faixa etária em que ela está inserida e as tendências do momento. Como a festinha é para a criança, é fundamental que ela se sinta ouvida, ao mesmo tempo em que você coloca as suas próprias ideias sobre o tema escolhido em prática.

Tudo isso precisa estar delimitado dentro do orçamento geral que você calculou no início do planejamento. Calcule a quantidade e os valores dos possíveis itens decorativos e o quanto de material você vai precisar comprar. Isso, é claro, se você for fazer tudo manualmente. Neste caso, considere ainda o tempo necessário para concluir todas as peças decorativas.

Mas, se estiver pensando em algo mais prático, existem serviços de temas para decoração de festa infantil que você pode alugar. Além disso, existem casas de festas infantis que planejam, organizam e preparam tudo para você. É claro que, com esta opção, existe um custo pela contratação do serviço especializado, que garante qualidade junto à comodidade de não precisar se preocupar com todas as etapas do planejamento.

7. Atividades de entretenimento

Uma festa infantil precisa ter atividades diferenciadas para as crianças se divertirem. Afinal, a comemoração é para a criança aniversariante e, de quebra, também para seus amiguinhos convidados. Por isso, é importante pensar em opções de entretenimento, como brincadeiras, recreações e distrações para deixar os pequenos bem à vontade.

Um bom ponto de partida é pensar em tipos de atividades por faixa etária, algo que deve facilitar em listar recreações que se adaptem às idades mais variadas das crianças. Veja algumas sugestões abaixo levando em consideração uma margem de idade, que pode ser totalmente personalizada por você de acordo com a sua lista de convidados confirmados.

0 a 3 anos

Bebês e as crianças mais pequenas precisam de todo um cuidado especial. E elas ficam, na grande maioria das vezes, sob os cuidados dos pais a todo momento. Ainda assim, é bacana ter atividades para essa faixa etária para que os pais também aproveitem os momentos da festinha da criança aniversariante com seus filhos.

Algumas opções de brincadeiras:

  • Espaço do bebê com tatame emborrachado para livre movimentação;
  • Objetos sonoros (higienizados, não pontiagudos e que não possam ser engolidos);
  • Músicas alegres em volume adequado e pertinente à idade das crianças.

4 a 7 anos

Crianças com mais idade não costumam ter os mesmos interesses dos pequeninos de menor idade. Sendo assim, elas precisam ser estimuladas com atividades mais adequadas às suas idades. Pense em brincadeiras que possam cativar a atenção delas, ao mesmo tempo em que elas se sintam parte da comemoração e que possam criar interações com as outras crianças da festinha.

Considere estas opções:

  • Desenhos para colorir;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Teatro de fantoches;
  • Massinhas de modelar;
  • Carrinhos e bonecas.

opções de entretenimento para festas infantis

8 a 12 anos

Crianças mais crescidas precisam de algo mais criativo e desenvolvido para as suas idades. Elas não costumam se divertir e se entreter com opções muito simplistas e que não sejam tão lúdicas quanto a sua idade demanda. Sendo assim, considere oferecer opções que cativem a atenção delas com tecnologias interativas ou atrações que permitem uso do espaço para uma movimentação livre e um gasto de energia maior.

Indicamos estas opções:

  • Jogos eletrônicos;
  • Oficinas especializadas de cozinhar e fabricar artesanatos;
  • Piscina de bolinhas, cama elástica e escorregadores;
  • Show de mágicas.

Além disso tudo, também existe a opção de contratar recreadores de festas infantis. Normalmente, estes profissionais se vestem de algum personagem, geralmente de acordo com o tema já escolhido da festa de aniversário, e costumam comandar várias das opções de atividades e de entretenimento mostradas acima.

Só saiba que, assim como a decoração de festa infantil, essa opção de recreação profissional carrega um custo extra. Leve isso em consideração na questão do seu próprio orçamento. Fora isso, lembre-se que casas de festas infantis já incluem nos seus planos a possibilidade da celebração ter animadores ou até mesmo um show de mágica. Vai do gosto do quem realiza a festa e para quem é a festinha.

Planejamento especializado faz a diferença

A arte de saber como planejar uma festa infantil pode ser dividida em duas vertentes: a que você pode fazer tudo por conta própria e a que você pode contratar um serviço especializado de qualidade. Vai do seu gosto de como realizar e, principalmente, do quanto o seu bolso pode arcar com uma delas.

A primeira vertente permite que você tenha a liberdade de ser o dono absoluto das suas próprias ideias. A partir da definição do orçamento, começa a jornada de montar a lista de convidados, calcular a quantidade de comidas e bebidas, ver o tema e os custos de decoração e as devidas opções de entretenimento.

Já a segunda vertente é muito mais focado na comodidade. Você estará mais concentrado em escolher uma casa de festas infantis especializada para fazer todo o serviço para você. Do planejamento à organização, é a empresa que vai realizar todos os itens a partir da definição do pacote contratado e do tema definido.

O Clube da Mônica ajuda você a realizar uma festa infantil inesquecível. Entre em contato conosco pela caixa de comentários abaixo. Se preferir, também pode usar o email contato@clubedamonica-sc.com.br ou pelo telefone (48) 3244-5976. Estamos aguardando você!

Você também pode gostar de

Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *